expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Coisas que você nunca viu sobre a Teoria Pixar

Após assistir ao documentário da Cracked.com, ler a teoria de Jon Negroni em sua versão original e diversas outras, assistir aos filmes e ler milhões de comentários eu criei, ao lado destes todos, outras teorias mediante os questionamentos feitos.

Vamos a eles!

Um dos questionamentos mais frequentes é a ausência de filmes como Bolt, Detona Ralph, o galinho Chicken little e Enrolados na Teoria Pixar. 

Isso acontece pois estes filmes citados acima são somente da Disney e não da Disney/Pixar.  
(Muitos dizem, inclusive, que esses filmes foram produzidos somente pela Disney, sem a Pixar, pois não se encaixariam nesse universo).

Outras pessoas lembram que a Disney/Pixar só nasceu em 2006, quando a Disney comprou a Pixar animations. 

Mas eu também lembro que antes disso eles já eram parceiros! Prova disso foi Toy Story, de 1995, já naquela época lançado pela parceria das duas empresas que hoje são uma!

Alguns criticam o fato de Boo ter voltado ao passado para dar “vida inteligente” aos animais, isso fugiria de sua missão original: Encontrar Sulley, que, aliás, estava no futuro! 

Mas, na verdade, em nenhum momento é especulado que ela fez o que fez de forma proposital. Ela voltou ao passado por causa das chamas do fogo-fátuo, até onde sabemos, e a frase mais ouvida quando nos deparamos com a possibilidade de viajar no tempo é que um simples gesto poderia mudar toda a história... E, segundo essa teoria, foi o que aconteceu! Mas Boo não teve a intenção de fazer nada do que fez. Tudo o que ela queria era encontrar seu amigo.

Outros ainda fizeram um questionamento mais elevado e complexo:

Por que Boo iniciou uma busca por descobrir como viajar no tempo? Para encontrar seu amigo Sulley! Mas Sulley, como todos os outros monstros, não são frutos de uma evolução numa mistura entre radiação pós apocalíptica e a magia usada no século 14 pela própria Boo, a bruxa? Ou seja, se a Boo não viajasse no tempo os animais inteligentes e futuramente os monstros não existiriam! Sendo assim, sem monstros, sem Sulley, sem razão para Boo viajar no tempo. O que motivou sua viagem no tempo foi criado por ela mesma! 

Esse é na verdade um complexo paradoxo das histórias sobre viagem no tempo, o que nos leva a teoria do avô! O que é a teoria do avô?

Se você viajasse para o passado e matasse o seu avô, o que aconteceria? 
Seu pai não existiria, e sem seu pai você também não existiria! 
Mas, se você não existe, ninguém viajou no tempo e ninguém matou seu avô...
Sendo assim, seu pai existiu e posteriormente você também!
Então você pode sim voltar no tempo e matar seu avô... Ele morreria, seu pai não existiria, você também não e NOVAMENTE o assassino de seu avô não teria nascido... E esse ciclo, esse paradoxo se repetiria para sempre! 

Vamos nos focar agora em Boo e Sulley! Existe algo que é comumente dito para tentar explicar teorias como esta. (Que na verdade não tem uma explicação lógica).
Durante esse ciclo sem fim, em algum momento na história, em algum momento no espaço-tempo, Boo e Sulley existiram! Em algum momento, então, Boo conheceu a Sulley, em algum momento ela voltou o tempo e deu inicio a tudo! Eles podem até terem ficado presos nesse paradoxo, mas em algum momento, tudo aconteceu. 
(Esses assuntos são realmente muito complicados). 

Algumas pessoas especularam a possibilidade de quando a terra ficou inabitável aos humanos e eles foram levados para outro planeta, nem todos puderam ser salvos e alguns humanos permaneceram aqui na terra! Uns morreram e outros ficaram escondidos durante anos, mas, nas condições terríveis da terra, se transformaram em seres radioativos. 

Essa seria uma das explicações do por que os monstros acham que os humanos são radioativos, pois os últimos que eles conheceram, realmente eram! 
Isso também explicaria o porquê dos carros, que são máquinas, conseguirem viver na terra, afinal, sua energia vem dos humanos! (Outras explicações para isso vem da possibilidade deles serem abastecidos pela energia dos humanos que estão no outro planeta ou simplesmente pela energia luz solar).  

Outros apontam diversas datas que não bateriam com a cronologia criada por Negroni, como a Universidade Monstros, que teria sido criada em 1333. 

Entretanto, nós sabemos, segundo essa teoria e o próprio filme, que Wall-E salvou o mundo em meados do ano 3000 D.C, mas quem pode afirmar que eles continuaram fazendo a contagem dos anos pelo nascimento de Jesus Cristo? 
Os humanos poderiam ter zerado a contagem quando mudaram para Axiom! Ou quando Wall-E os salvou e eles recomeçaram sua vida na terra. Isso explicaria uma frase dita no começo de Vida de inseto. As duas formigas mais velhas estão organizando a fila e uma delas comenta com a outra “Mas nada se compara àquela folha em 73”. Algumas pessoas alegam que isso quebra toda a teoria, e, olhando por este lado, quebraria mesmo! Mas quem disse que elas estão falando do ano de 1973 depois de cristo? Elas poderiam estar falando do ano de 73 depois de Wall-E, o que, cronologicamente, segundo a Teoria Pixar, faria todo sentido. 

Milhares de pessoas mostraram milhões de easter-egg nos filmes da Disney/Pixar, alguns que poderiam não fazer sentido se seguirmos a cronologia da Teoria Pixar, como este caso:


Este é um boneco de Mike, de Monstros SA, que aparece em Wall-E! Como isso seria possível se Monstros SA aconteceria somente anos mais tarde? 

Segundo o que o próprio Negroni chegou a especular, Boo poderia ter viajado no tempo e posto propositalmente aqueles objetos nos lugares onde eles apareceram, afinal, ela era super poderosa e dominava o espaço-tempo.
Eu, particularmente, pensei em outra possibilidade:
Nós vemos brinquedos dos personagens da Disney/Pixar espalhados por mais de um filme, o que tornaria normal um boneco de Mike se não fosse o fato dele viver no futuro... Bem, nós não podemos esquecer que ele foi visto por muitas crianças quando ele voltava no tempo para diverti-las e pegar a energia de seu riso. Tenho certeza que muitas daquelas crianças, que um dia cresceram, adorariam ter um boneco de Mike! Isso sem deixar de citar que ele foi visto também por adultos em Universidade Monstros, quando ele e Sulley foram, inclusive, perseguidos por humanos. 
E que Boo, sempre em constantes viagens no tempo, era amiga de Mike, o monstro do boneco que aparece no meio do lixo em Wall-E.
Vejam mais alguns Easter-eggs da Disney aqui


Várias pessoas citaram que nos créditos finais de Toy Story 2 apareceram alguns personagens de Vida de inseto fazendo "testes para o filme", e cronologicamente isso destruiria a Teoria Pixar!

Para responder isso, Negroni (recentemente) citou outra de suas teorias, de que a principal "ferramenta" da viagem do tempo era a madeira! O que explicaria o porquê das máquinas do tempo serem portas. Ele prosseguiu dizendo que em uma das viagens do tempo de Boo ela ficou presa e precisou fazer outra porta para prosseguir sua viagem, e nessa ela acabou levando consigo para o passado, para o seu tempo, alguns insetos de Vida de inseto. (E eu lembro que Boo, segundo o que tudo indica, vivia no tempo de Toy Story).

Eu particularmente já pergunto: Erros de gravação, créditos, making off, cenas extra... Elas fazem parte da história? Fazem parte do filme? Não! E elas não são feitas pelos personagens, mas elas mostram a vida dos atores, não é verdade?
Acreditando na Teoria Pixar ou não, aquela cena poderia ser encarada como “atores” da Disney/Pixar interagindo entre si e seus filmes, como amigos e companheiros de profissão! Lembro que esse universo e essa time line fazem parte dos FILMES da Disney/Pixar, na VIDA REAL somos todos homens, mulheres, formigas e brinquedos livres para fazermos participações especiais em quaisquer filmes que quisermos e formos convidados, haha.

Algumas pessoas ainda questionaram o tempo em que os animais, os objetos e todo o resto demoraram para evoluir! Segundo eles, tal evolução demoraria milhões de anos para acontecer. 

Bem, eu não acredito na teoria da evolução, mas na teocentrista! Agora, olhando para a história, a ficção, olhando para o universo da Disney/Pixar, toda a evolução esteve direta ou indiretamente envolvida com magia ou radiação... E nessas condições tudo é possível! 

Algo que eu também gostaria de dizer e que ouvi de meu professor em meu primeiro dia na Academia de Cinema na aula de roteiro: "Todos os filmes tem um furo". E essa é uma realidade! Se pararmos para analisar todos os filmes já feitos vamos encontrar milhares de furos e coisas que eventualmente não fazem sentido, inclusive em alguns dos maiores sucessos de todos os tempos como Cidadão Kane ou Star Wars... 
O que dizer então sobre furos na Teoria Pixar, que monta uma linha do tempo de filmes que foram lançados aleatoriamente durante vinte anos e ainda terá diversos lançamentos? 

Eu também sou escritor e costumo colocar Easter-eggs sobre outros trabalhos meus em quase todas as minhas obras. Isso é comum em meio aos escritores de todos os seguimentos, o que poderia explicar todos os Easter-eggs nos filmes da Disney/Pixar e dizer que isso tudo é apenas uma enorme coincidência... Uma coincidência mágica, eu diria! Ou até mesmo, uma coincidência proposital! Os produtores poderiam simplesmente querer "brincar" conosco e nossa capacidade de tecer teorias da conspiração.

Algo que também é comum entre os escritos é falarmos sobre pessoas, acontecimentos, lugares e objetos pessoais, como aconteceu em Toy Story. 
Vejam:

O carro da mãe de Andy tem a placa "A113", que é o número de uma sala da CalArts Animation, que participam dos filmes. (Esse número também é visto em filmes como O gigante e aço e os Simpsons). 


Nessa fotos vemos que o mapa Mundi lá atrás está marcado em alguns pontos... Estes correspondem aos países de origem da equipe de produção do filme. 



Algo que vale a pena ressaltar são esses quatro homens, gênios: Mark Andrew, John Lasseter. Pete Docter e Andrew Staton. Estes quatro amigos e colegas de profissão estão ligados a TODOS os filmes da Teoria Pixar. Como criadores, roteiristas, diretores, produtores ou outras funções, eles estão presentes em todos esses filmes... O que poderia reforçar a possibilidade da Teoria Pixar ser real quando os criadores de todos os filmes ligados a ela trabalham juntos há anos. (John e Mark até mesmo estudaram juntos). 

Como eu disse antes, na outra matéria, hora eu acredito que essa teoria é real, hora eu duvido de sua veracidade! É difícil acreditar que eles conseguiram pensar em tudo isso de forma tão detalhada, ao mesmo tempo que não tenho como negar que isso tudo faz sentido... E muito! 

Enfim, pra terminar com este assunto (por enquanto, pois muito ainda será acrescentado a essa teoria aqui em Ars Nova) quero dizer que espero que essa matéria, não somente a minha, mas qualquer uma feita sobre essa teoria, não tenha feito e nem faça mal a ninguém! Ouvi algumas pessoas falando que a Teoria Pixar destruiu sua infância, fazendo citações inclusive sobre outras teorias criadas sobre desenhos da nossa infância, como a da Caverna do dragão. 
A Teoria Pixar, independentemente de ser verdade ou não, de você concordar ou não, só deve existir para nos fazer pensar, nos fazer rir, se divertir, para mostrarmos para os amigos, compartilharmos nossas ideias... É natural que muitos de nós passemos a procurar por detalhes para comprovar ou não esse teoria quando formos assistir aos filmes Disney/Pixar, mas devemos fazê-lo sem permitir que isso nos afete! Se formos chorar, que seja de emoção, não de tristeza! 

E agora eu posso usar um dos bordões da Disney com todas as letras...

VOCÊ NUNCA VIU A DISNEY ASSIM!