expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Boyce Avenue

Semana passada eu postei um vídeo de "Roar" na versão de Beatrice Miller e Boyce Avenue. E como sou fã dos rapazes (do Boyce Avenue) e esta está sendo uma semana bastante musical, achei legal o Figurinhas Ars Nova da semana ser sobre o grupo musical.


A Boyce Avenue é formada por Alejandro Manzano e seus dois irmãos, Daniel e Fabian Manzano. O nome da banda é uma mistura entre duas ruas que os três moraram e é um dos charmes do (ótimo) grupo, que já cantou com nomes como Beatrice Miller, Fifth Harmony, Hannah Trigwell, Kina Grannis, Tifanny Alvord, Megan Nicole, Alex Goot, Megan & Liz, David Choi, Tyler Ward, Savannah Outen, Jourdy Suparjo, Cobus Potgieter e DeStorm.

A Boyce Avenue nasceu em 2000, quando Alejandro, que hoje cuida dos vocais, violão e do piano, e Fabian, também do violão e dos vocais, então com 14 e 16 anos, respectivamente, começaram a tocar violão. Três meses mais tarde, os dois subiram ao palco com o irmão mais velho, Daniel (baixo, percussão e vocais), então com 20 anos, apresentando-se para uma audiência de 350 pessoas na escola média Pine View. Esta foi a primeira de muitas apresentações públicas da banda na escola, onde, aliás, os três irmãos haviam estudado durante toda a sua infância.
A banda foi retomada em outubro de 2004, quando Daniel voltou para a Flórida após se formar em Direito na Universidade de Harvard. Nos conseguintes meses, a banda atuou em sua terra natal, Sarasota, e em Abril de 2005 subiram ao palco da escola secundária Pine View pela última vez. A performance da banda na competição Sr. Pine View, evento em que a banda sagrou-se vencedora, foi publicado no jornal local. Depois da formatura de Alejandro no colégio, ele se juntou a Fabian na Universidade da Florida, em Gainesville, onde a banda redefiniu a sua marca com suas performances em lugares tradicionais como Market Street e Side Bar, com a ajuda do baterista e amigo Stephen Hatker (dos Code 55), que deixaria a banda em março de 2009.
No fim do ano de 2006, a banda gravou seus primeiros três singles nas redondezas de Atlanta, Georgia, na Nickel e Dime Studios. O projeto foi dirigido por Kris Sampson (Train, os Black Crowes) e produzido por Don McCollister (Sister Hazel, Third Day). Em 2007 e 2008, o Boyce Avenue foi honrado em diversas competições de composição musical tendo sido julgados por bem sucedidos e famosos artistas musicais, profissionais e executivos da área. A banda qualificou-se como semifinalistas na competição IMWS em 2007; com All The While foi selecionada como semifinalista no concurso de composição de músicas em 2007, e como uma das doze vencedoras do prémio Lennon no concurso de composição de músicas John Lennon, edição de 2007; Find Me foi uma das grandes finalistas na categoria Pop para o concurso de composição de música dos E.U.A.; Hear Me Now (versão acústica no piano) foi selecionada como finalista na categoria melhor grupo/dupla do concurso IAMA.
Concentrados em terminar o álbum de estréia, os três irmãos Manzano tiraram uma folga dos shows para escreverem, o que faz muito bem, por sinal, e também produzirem e gravarem outros singles. Em Julho de 2007, a banda voltou para Atlanta, Georgia, mas desta vez para gravar três músicas nos estúdios Electron Gardens no lendário Hotel Biltmore. Essas músicas foram dirigidas por Gary Pfaff e Tim Delaney e produzidas pelo próprio Boyce Avenue. Em Outubro do mesmo ano a banda finalizou o número de músicas para o álbum com a gravação de duas músicas nos estúdios RMO em Orlando, Florida. As três músicas finais para o álbum, Dare To Believe, On My Way e Hear Me Now (versão acústica no piano), foram dirigidas nos estúdios da RMP por Veit Renn (Jennifer Hudson) e Adam Barber (Creed, Shinedown, Alterbridge) e produzidas novamente pelo Boyce Avenue. Também em 2007, os rapazes começaram a postar vídeos de músicas originais e covers de canções famosas no YouTube. Muitos desses covers alcançaram mais de incríveis 15 milhões de visualizações e foram lançados como EPs digitalmente pela gravadora independente da banda. Em janeiro de 2009, a banda fez uma apresentação solo (com ingressos esgotados) no Mercury Lounge, na cidade de Nova York.
Em fevereiro de 2009, a banda assinou com a Universal Republic e fez sua primeira (e ótima) turnê internacional pelas Filipinas. Em setembro e outubro do mesmo ano foi a vez da turnê pela Europa, incluindo datas no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Bélgica e França. No início de 2010, o grupo voltou para as Filipinas para tocar em festivais com Kris Allen e JabbaWockeeZ.
Em 2010, a banda lançou seu segundo álbum, All We Have Left, lançado em 15 de junho. O álbum (All We Have Left) contém músicas retrabalhadas de seu álbum de estréia, All You're Mean To Be e novas canções escritas para o álbum. O primeiro single do novo trabalho, Every Breath, foi lançado em 15 março de 2010 digitalmente (pelo iTunes) e o clipe foi lançado cinco dias depois, em 20 de março. No mesmo ano, a banda deixou a Universal Republic, porque, segundo Alejandro, a gravadora estava descumprindo o contrato. Sendo assim, a banda voltou a sua gravadora própria, a 3 Peace Records.
Em 2011, Boyce Avenue fez uma turnê mundial, espalhando sua música pelos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Europa.
Em 2012, o trio foi convidado por Simon Cowell para participar da segunda temporada do reality show The X Factor, onde os rapazes do Boyce Avenue treinaram alguns participantes para suas apresentações como vocal coaches.
Em 2013, a banda fez seu primeiro show em terras brasileiras, vindo para o Festival Z juntamente aos garotos do Emblem3. 
Recentemente, o Boyce Avenue atingiu a considerável marca de 1 bilhão de visualizações se tornando a quarta banda mais popular do youtube, além de ser a 17ª banda mais acessada do mundo. E, convenhamos, os rapazes merecem! Quer comprovar por si próprio?
Então aqui vai a página da banda no You Tube.


Essa foi, senhoras e senhores, Boyce Avenue.